Primeiro dia reuniu exposições, cases e palestras com destaque para apresentação das “Três Leis dos Futuros”, de Tiago Mattos
O primeiro dia da Innovation Week 2025 confirmou a relevância do evento como um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do Brasil. Com o tema “Espie o Futuro”, a programação reuniu palestras, workshops, cases e premiações que conectaram inspiração, impacto humano e tendências que moldam o presente e os próximos anos.
“Na organização do evento sempre pensamos que é preciso furar bolhas e buscar conexões improváveis, por isso a curadoria foi essencial para construir uma programação diversa e transformadora”, destacou Leandro Costa, Head do Nexus.
Um dos momentos mais aguardados foi a primeira competição do Prêmio Cabra de Ouro, em que startups tiveram apenas três minutos para apresentar suas ideias a um júri especializado. Ao todo, 10 pitches foram apresentados no dia 19/08, divididos nas categorias Scale Up e Growth. A disputa continua no dia 20/08, com mais cinco apresentações, na categoria Lab, reforçando a força criativa e empreendedora do ecossistema nacional.
A agenda trouxe ainda debates estratégicos para diferentes setores. A palestra “Do Mainframe aos Sistemas Conscientes: como a tecnologia afetou e afetará nosso cotidiano” percorreu a evolução da computação, das grandes máquinas da era industrial às soluções inteligentes que já transformam o dia a dia. Já o painel “Manufatura Conectada: Desbloqueando o Potencial da Indústria Inteligente” mostrou como fábricas conectadas elevam produtividade, qualidade e competitividade, indicando caminhos para a indústria do futuro.
O encerramento do primeiro dia ficou por conta do futurista Tiago Mattos, cofundador da Aerolito, que apresentou sua teoria autoral “As Três Leis dos Futuros”. Segundo ele, “um futuro imaginado não pode ser desimaginado; uma vez imaginado, o futuro muda automaticamente o presente; e quanto mais imaginamos futuros, mais nos corrigimos no tempo.”

Mattos reforçou a importância de líderes e organizações cultivarem repertórios de futuros para não ficarem presos ao passado. “A maioria das lideranças está com o corpo em 2025, mas não com a mente em 2025”, concluiu.
A programação continua por mais dois dias. Para conferir a programação dos dias 20 e 21 de agosto clique aqui e se ainda não se inscreveu, acesse aqui e inscreva-se agora!